-
Arquitetos: Jofre Roca arquitectes
- Área: 148 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Adrià Goula
-
Fabricantes: ICONICO, Roca, Trimble Navigation, Viabizzuno
Descrição enviada pela equipe de projeto. No centro da cidade e do Distrito Eixample, no eixo comercial do Paseo de Gracia, foi projetada a nova sede corporativa da Carner Barcelona, uma marca local de perfumes requintados, intensos e inovadores de Barcelona. Ela está localizada em um edifício que preserva os elementos construtivos originais da tradição catalã. A sobriedade e autenticidade dos espaços projetados permitem que os valores e filosofia da marca emerjam, contextualizados no Mediterrâneo e no artesanato local. Da mesma forma, a cor branca homogênea utilizada nas superfícies permite que o produto se destaque.
As estratégias utilizadas no espaço foram concentradas na busca de um projeto atemporal que ligue a tradição à contemporaneidade cosmopolita, em sintonia com a identidade da empresa.
Todas as paredes de alvenaria e as abóbodas de tijolo maciço dos tetos são caiadas de branco, dispensando qualquer revestimento anterior. Permanecem à vista, com suas pátinas, marcas e feridas que permitem uma leitura histórica. Um único material de acabamento no envoltório se combina com pisos, portas e mobiliário de madeira e pinho e aço branco para a serralheria.
Para os espaços de exposição, foi desenhado um mobiliário específico de forma que serve tanto para exibir os produtos, quanto para armazená-los, com um cuidado especial para a iluminação com a função tripla de iluminar uniformemente a embalagem / imagem corporativa, as diferentes garrafas em exposição e o espaço ao redor. Na prateleira de exibição foram incorporadas ranhuras para esconder os elementos de porcelana. A iluminação foi pensada de forma que não é presente mas que mantém tudo bem iluminado, destacando áreas específicas que valorizam os espaços e mostrando adequadamente o produto, que adquire protagonismo na área de exposição.
Os materiais, combinados entre si, foram escolhidos para alcançar uma proposta genuína. Eles são de origem local e são utilizados de forma coerente com o projeto. Levamos em conta suas características, sensações ao toque e comportamento com a luz natural. São priorizados materiais de baixo impacto ambiental, tais como madeira para os móveis e pisos. Madeira certificada de florestas manejadas de forma apropriada e ambientalmente correta. Tintas de cal e minerais respiráveis que regulam a umidade, oferecendo espaços saudáveis e confortáveis. A ventilação natural cruzada do quintal para a rua é favorecida. O pátio foi ajardinado de forma a melhorar a qualidade e a temperatura do ar. O bem-estar das pessoas é prioridade da proposta e ela nos aproxima da natureza.
As marcas e feridas das paredes mistas de tijolo e pedra existentes evidenciam a passagem do tempo. Estas "rugas" permanecem intactas permitindo uma leitura interessante das mesmas, em contraste com o cuidado nos detalhes e os acabamentos impecáveis dos móveis.
Em suma, os espaços personalizados são projetados com uma atmosfera única, em sintonia com os valores essenciais de uma marca comprometida com a autenticidade, que permitem introduzir a experiência do próprio produto e da marca. Um projeto arquitetônico que promove experiências emotivas e sensoriais intensas, como a abertura de uma rolha de madeira de um elegante frasco de perfume requintado.